Conexão UDP(Servidor/Cliente)

Ir em baixo

Conexão UDP(Servidor/Cliente)

Mensagem por Willian Luigi em Sab Set 07, 2013 1:15 pm

No tópico passado foi explicado um pouco sobre a conexão TCP, junto com uma aplicação Cliente/Servidor, neste eu irei falar um pouco sobre o UDP

Índice:

• Apresentação
  • Aplicação

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Apresentação:

Como foi visto no tópico passado de TCP, pode-se notar uma diferença grande. O TCP estabelece uma conexão através de um socket simples, depois o socket for validado pelo servidor você pode enviar oque quiser para o servidor, no UDP é um pouco diferente, toda vez que você quiser enviar informações para o servidor, essas informações precisam ser impostas em um "pacote de bytes" e endereçadas para o servidor, ou seja, sempre que você for enviar alguma informação para o servidor, você precisa indicar o IP e a porta(que o servidor esteja esperando). Você não estabelece uma conexão fixa.
Diferentemente do TCP, como o UDP não provê uma conexão 100% entre o client e o servidor, você sempre precisa informar para onde o pacote de bytes será enviado, existe uma incerteza de que o pacote realmente chegue no seu destino final(servidor), ou que não sofra nenhum dano durante o caminho...
Mas ele também permite que dois ou mais processos se comuniquem em hospedeiros diferentes.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aplicação:

Como a aplicação segue a mesma linha de raciocínio que foi utilizada no exemplo do TCP, eu não estarei explicando...

Os exemplos foram feitos em console(simples).

Aplicação Cliente: UDPCliente.java

Aplicação Servidor: UDPServidor.java

Dependendo da finalidade que você tenha em mente, a aplicação é alterada para fazer verificações de escrita, enviar outros tipos de dados,
enviar informações tratadas, etc...
Exemplo: Existem servidores que você envia mensagens do tipo console cmd, "-i" e ele te retorna alguma informação a respeito do servidor(muito utilizado para servidores de jogos de SA-MP).

Referências:

Créditos: Willian Luigi (c) CODE.ME - 2013.1

Fonte de pesquisa: Redes de computadores e a Internet(3º edição), textos, explicações e alguns códigos exemplo.

Fundador
Fundador

Ver perfil do usuário http://codeme.forumeiros.com

Permissão deste fórum: